terça-feira, 20 de setembro de 2016

Trabalho de Prática de Ensino - Análise de Livro Didático

Análise Livro Didático
  A Escola há de ser para mim um céu onde,                                                                                             a cada dia surge uma estrela nova... (ISA                                                                                                 CH, uma menina uruguaia de 12 anos)¹

Este trabalho destina-se a fazer uma análise comparativa entre a apresentação do Livro Didático “Muitos Textos... Tantas Palavras” (produzido e editado pelo SESI-SP, para uso no segundo ano do ensino médio) e seu conteúdo, com o objetivo de consolidar esse conteúdo com sua apresentação.
Como o livro didático ainda pode ser o único material pedagógico na maioria das escolas públicas e particulares do Brasil há a necessidade de se analisar cuidadosamente esse recurso didático antes de adotá-lo em sala de aula. 
A qualidade do ensino não passa somente pela utilização dos materiais pedagógicos, mas também pelo conteúdo trabalhado na interação professor e aluno. É importante que a análise de livros esteja embasada na concepção de humanidade, de conhecimento e de aprendizagem norteadas pelos PCN’s – Parâmetros Curriculares Nacionais.
Entendemos que o livro didático seja “uma obra escrita (ou organizada, como acontece tantas vezes) com a finalidade específica de ser utilizada numa situação didática, o que a torna, em geral, anômala em outras situações”(Molina, 1987:10). Sendo assim, “o livro didático não é um fim em si mesmo, mas um complemento ao trabalho global dos professores” (Ibid). O livro didático pode se constituir, assim, num recurso para o fazer pedagógico, desde que os professores tenham entendimento da função que ele representa no processo de ensino e aprendizagem.
O livro não foi analisado em sua íntegra por se tratar de volume intenso, portanto, o fizemos por amostragem.
Podemos constatar que o livro cumpre com o compromisso anunciado em sua apresentação, trazendo textos dos mais variados Gêneros, que desafiam o aluno à reflexão sobre temas que, possivelmente, eles tinham pouco ou nenhuma intimidade até a finalizarem a leitura. Não existe neste livro uma proposta de atividade explícita, mas ele vai além disso. Cabe ao professor incitar no aluno a curiosidade de sanar as dúvidas que surgem quando, na interpretação do texto lido, o assunto é por ele desconhecido, ou ele, o aluno, não possuía um conhecimento de mundo suficiente que o fizesse decifrar a mensagem passada pelos textos que integram o material didático. O conceito é de leitura, mas também de interação, de pesquisa, de discussão dos significados, que acabam por trazer um maior conhecimento através da informação. Muitos textos... Tantas Palavras oferece formas de leitura capazes de fazer o aluno ler o mundo de várias perspectivas.

¹ Fragmento extraído do caderno Cem Perguntas Sobre a Vida da Criança, relativo à experiência na Escola “Canteras Del Riachuelo”, Colônia Uruguai.

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