Leandro Almeida RA C332283
Gêneros Textuais : Propaganda Publicitária
O texto da propaganda publicitária tem como objetivo despertar e atrair a atenção, o interesse e o desejo de potenciais consumidores, induzindo-os a memorizar a sua mensagem e a adquirir o seu produto. Consideraremos, principalmente, no que diz respeito ao Gênero Textual propaganda e seus tipos relativamente estáveis dos enunciados: o conteúdo temático, assunto, estrutura composicional, elementos que compõem o texto, estilo e público-alvo em cada propaganda apresentada. Utilizaremos a perspectiva bakhtiniana de Gêneros Textuais. Sem nos aprofundarmos muito, passaremos num caso ou noutro, pelas lexias de Pottier.
'' Gênero textual é a expressão que utilizamos ao nos referirmos aos textos formalizados que encontramos no cotidiano e que apresentam características sociais e comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição específicos. '' Marcuschi, 2005
'' Bakhtin (1997) ao se referir a gênero aponta para três elementos que o constituem: conteúdo temático, estilo e construção composicional. O conteúdo temático corresponde ao conjunto de temáticas que podem ser abordadas por um determinado gênero. Não se entenda aqui conteúdo temático como assunto, mas como um leque de temas que podem ser tratados em um dado gênero. A construção composicional diz respeito à estruturação geral interna do enunciado. O estilo, por sua vez, corresponde aos recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais utilizados pelo enunciador.''
Este anúncio nos traz como tema a “acessibilidade” com a imagem de um rapaz utilizando o produto, além das três embalagens do mesmo com suas respectivas fragrâncias, acompanhada do texto “Axe Compact, o aerosol que cabe no seu bolso”.
O texto denota o estilo e a estrutura composicional com linguagem verbal e não verbal da peça, adotados pelo autor: a referência ao dito popular “que cabe no seu bolso” é o preço do produto que cabe no orçamento do cliente e o tamanho do produto, que é compacto, característica explícita do desodorante denota que ambos cabem no seu bolso. Mesclando gêneros, propaganda e dito popular, o autor intenciona atingir um público mais jovem e de poder aquisitivo mais modesto (apesar de não mostrar o preço), por sugestão. Chegamos a essa conclusão pelo prévio conhecimento de se tratar de um produto popular.
O tema deste anúncio é o poder da conquista. A imagem de uma bela mulher, uma maçã e o texto “Era uma vez uma garota branca como a neve. Que causava muita inveja não por ter conhecido sete anões. Mas vários morenos de 1,80m”, denotam claramente esse desejo. A frase “Você pode ser o quiser” abaixo do slogan do anunciante ratifica a intencionalidade da propaganda de induzir a mulher a acreditar que utilizando produtos dessa marca ela conquistará vários morenos e provocará inveja nas outras mulheres, principalmente nas que não usam esses produtos. O autor, ao remeter à Branca de Neve, personagem infantil famosa por sua beleza, que causava inveja à madrasta má, que conquistou os sete anões, provoca no leitor de sua peça a intertextualidade, o que a torna absolutamente compreensível dentro de sua intencionalidade, pois se supõe que grande parte das pessoas (senão todas) já ouviu a história da heroína dos contos infantis. Há muitos conteúdos implícitos na estética do anúncio, por exemplo, os elementos não verbais do mesmo. O posicionamento da maçã num primeiro plano simboliza a passagem da ingenuidade para a sensualidade, uma vez que essa fruta, segundo a bíblia, representa o pecado. A cor vermelha da fita no cabelo, na alça do vestido e na boca da Branca de Neve, traz um tom de sensualidade e força da mulher moderna, que é forte, decidida, independente e sedutora. Apesar de começar a mensagem com o “era uma vez...” seu desfecho o desvia completamente do conto original. O público alvo julga-se que seja o feminino.
A propaganda é sobre o remédio Alca-Luftal, que trata do mal estar causado pela indigestão de alimentos, e utiliza a imagem de uma mulher com um “nó na barriga”, representando a prisão de ventre, a má digestão. Aqui o autor faz uso do virtuema que significa que o que a imagem demonstra é a representação virtual do “nó na barriga”. A blusa branca deixa em evidência o tal “nó na barriga”, que é uma expressão popular que tem a intenção de traduzir em palavras o desconforto causado pela má digestão. Essa expressão é uma combinação lexial que forma uma unidade lexemática.
A principal intenção da propaganda é demonstrar que o remédio é capaz de aliviar os sintomas do mal estar que a má digestão provoca. É o que o texto no alto da imagem afirma.
Público Alvo: Pessoas que sofrem com a má digestão, principalmente as mulheres.
A cor vermelha em evidência na propaganda sugere uma sensualidade provocada pelo consumo da bebida. A composição da propaganda se dá a partir da figura de uma linda mulher, seminua, envolta por uma espécie de laço vermelho, que remete à cor da bebida, com longos cabelos soltos, um olhar convidativo, mostra como os efeitos de sentidos são canalizados, pela leitura, para a sensualidade. A implicitude é o estilo adotado pelo autor. Por ter o público masculino como principal alvo, o slogan “só ele é assim” induz o leitor a crer que somente apreciando esta bebida ele será capaz de conquistar uma mulher tão bonita como a da peça publicitária. A frase na vertical, no canto esquerdo, adverte para o consumo com moderação, por tratar-se de bebida alcoólica.
Esta propaganda possui recursos lexicais bastante objetivos e é direcionada a um público de poder aquisitivo mais elevado. Geralmente, pessoas de poder aquisitivo mais modesto não têm condições de pagar por um serviço pressupostamente considerado caro. Provavelmente essas pessoas nem associem o nome Air France a uma companhia aérea. O texto da peça, escrito em branco sobre o fundo escuro da blusa do modelo, descreve os benefícios de escolher a companhia para os voos. O título Business Class, em inglês, significa que se trata de voos para homens de negócios que, enquanto viajam tranquilamente, tomam decisões importantes. A figura do homem num cenário de céu azul límpido num dia ensolarado com uma expressão serena, relaxada, expressa a confiança que deposita na empresa para realizar suas viagens.
Marcelo Oliveira RA 384836
A propaganda é composta a partir da marca mundialmente famosa: “NIKE” aonde o protagonista “goleiro” mostra a suas qualidades e a suas expectativas como esportista na sua luta para alcançar a vitória da sua equipe. A mensagem transmitida possui uma linguagem verbal de fácil compreensão.
Trata-se de uma temática voltada à compra de mercadorias, cujo seu patrocinador destaca em torno da grande marca consumida a combinação de valores entre as pessoas praticantes de exercícios e a consagração da força que trás este produto.
Seu público alvo alcança: esportistas, atletas amadores e profissionais nas diversas modalidades.
O texto publicitário relata em seu objetivo a compra do produto de forma atrativa e tentadora ao destacar uma mulher na capa ao passo de induzi-lo ao consumo, tendo como influência a mistura sensual de uma modelo seminua com o forte sabor da bebida.
Seu gênero textual e seus respectivos anúncios também são resultantes de um conteúdo temático composto em sua estrutura de um público alvo mais maduro. Como em qualquer texto de elaboração demonstrativa algumas especificidades entram em destaque. Entre elas:
- Conduzir o leitor à ação de compra;
- Imagens, cores, logotipo que induzem a leitura do texto;
- Estratégia persuasiva que desperta o desejo de consumo;
- Elaboração de frases concisas, curtas e objetivas;
- Linguagem verbal e não verbal.
Esta propaganda repercute com o tema “consumismo” trazendo em seu conteúdo uma modelo revestida em uma casca de laranja personalizada junto ao produto exótico com os dizeres abaixo: “ a receita da noite é começar bem... Campari só ele é assim”.
O estilo e sua estrutura composicional denota no seu contexto a sensualidade da mulher em trajes virtuais na forma de casca de laranja e bastante propício em uma comparação sucinta em lugares de frequência noturna como: bares e afins realçados sobre a cor vermelha (fundos) o destaque da bebida consumida a influenciar na diversão de homens e mulheres nestes estabelecimentos.
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