APRESENTAÇÃO
Para
viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar
os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade
brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também
por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações
colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões
brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a
convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural
muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação.
É
preciso reconhecer a diversidade como parte inseparável da
identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa
diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural
brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de
discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que
compõem a sociedade.
O
trabalho com Pluralidade Cultural se dá a cada instante, exige que a
escola alimente uma “Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no
respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada
por todos os brasileiros. Nesse sentido, a escola deve ser local de
aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a
coexistência, em igualdade, dos diferentes.
INTRODUÇÃO
A
temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à
valorização de características étnicas e culturais dos diferentes
grupos sociais que convivem no território nacional, às
desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais
discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira.
Este
tema propõe oferecer elementos para a compreensão de que valorizar
as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores
do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade, tendo a
Ética como elemento definidor das relações sociais e
interpessoais. Ao tratar este assunto, é importante distinguir
diversidade cultural, a que o tema se refere, de desigualdade social.
A
diferença entre culturas é fruto da singularidade dos processos de
sua construção em cada grupo social.
A
desigualdade social é uma diferença de outra natureza: é produzida
na relação de dominação e exploração socioeconômica e
política.
Quando
se propõe o conhecimento e a valorização da pluralidade cultural
brasileira, não se pretende deixar de lado essa questão. Portanto,
ao tratar de Pluralidade Cultural, não é a divisão ou o
esquadrinhamento da sociedade em grupos culturais fechados, mas o
enriquecimento propiciado a cada um e a todos pela pluralidade de
formas de vida, pelo convívio e pelas opções pessoais, assim como
o compromisso ético de contribuir com as transformações
necessárias à
construção de uma sociedade mais justa. Reconhecer e valorizar a diversidade cultural é atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e exclusão, entraves à plenitude da cidadania para todos e, portanto, para a própria nação.
construção de uma sociedade mais justa. Reconhecer e valorizar a diversidade cultural é atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e exclusão, entraves à plenitude da cidadania para todos e, portanto, para a própria nação.
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